top of page

10 coisas que você deve saber sobre franquias




O mundo da franquia está em festa de novo, de 27 a 30 de junho acontece o ABF EXPO, evento anual onde várias marcas apresentam uma “degustação” de seus produtos e serviços, sendo um importante canal de geração de oportunidades de vendas, ao mesmo tempo organizações como o SEBRAE aproveitam para informar candidatos a empreendedores, sem dúvida, além de uma chance única de conhecer o máximo de marcas possível em um mesmo dia, uma verdadeira festa para o setor.

Para você que está planejando investir em seu próprio negócio e pretende visitar a feira aqui vão 10 dicas que você precisa saber quando for decidir pela sua franquia:

1- Quem é ABF

A ABF é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1987 que congrega centenas de franqueadores. Ela não possui características regulamentadoras, como, por exemplo, um conselho profissional, dessa forma não legisla nem tem poder de “policiar” as marcas que estão associadas.

2- Lei das Franquias

A lei que regula a atividade de franchising no Brasil é a 8955/94. Esta em trâmite no Congresso a PLC 219/15 que deverá revogar e alterar a relação entre franqueador e franqueados, porém, seu conteúdo e data de promulgação ainda não estão disponíveis.

3- COF

A Carta de Oferta de Franquia (COF) é obrigatória por lei, ela deve conter todas as informações da Franqueadora como objeto social, informações financeiras, regras da marca, valores cobrados e destinação, unidades existentes, encerradas e repassadas e contato de todos os franqueados ativos e que deixaram a marca, informações relevantes sobre a marca e cópias de pré-contratos (se houver) e contratos.

4- Micro franquias e Franquias

São consideradas micro franquias aquelas cujo investimento inicial total atingem valor máximo de R$ 50.000,00, acima disso temos as franquias divididas por setores (moda, alimentação, serviços, etc.)

5- Valor de Investimento

Por valor de investimento entende-se o total de desembolso a ser feito antes do início das atividades como taxa de franquia, CDU (ou luvas), todos os gastos de implementação como móveis e utensílios, maquinário, instalações, obras civis, etc. (dica – alguns franqueadores deixam de divulgar o valor aproximado das obras civis para adaptação do local ao formato da marca, entenda esse valor que, com exceções, é significativo, pelo menos uma noção de custo por metro2 deve ser informado).

“ler detalhadamente a COF e buscar ajuda profissional, se necessário, pode evitar muitos dissabores no futuro da relação ”

6- Taxa de Franquia

Valor cobrado para ingresso no sistema de franquia escolhido, normalmente cobre suporte na escolha do ponto, manual do franqueado e manual da franquia, treinamento inicial, suporte na implantação e abertura da unidade.

7- Royalties

Remuneração mensal cobrado pela franqueadora que cobre uso do sistema ou marca e ou serviços suporte prestados, como consultoria de campo, por exemplo. No mercado os royalties giram em torno de 2 a 8% do faturamento bruto, podendo ter a variação de cobrança de valor fixo dependendo da marca.

8- Fundo de Publicidade

Valor cobrado mensalmente com objetivo de criar um fundo financeiro capaz de pagar gastos com publicidade da marca, a legislação não obriga definições como propaganda institucional ou individual dessa forma cabe a COF determinar esse uso. No mercado o valor do fundo é de 2% em sua maioria, podendo ser maior ou menor ou até mesmo ser fixo ou inexistente, dependendo da marca.

9- Consultoria de Campo

Serviço prestado pelo franqueador que pode ou não estar sendo subsidiado pelos royalties, tem objetivo de manter a padronização e qualidade das unidades, avaliar as operações e sugerir ações, campanhas e ajustes nas operações com objetivo de melhora a performance a ganho das unidades.

10- CDU

O Contrato de Direito de Uso (CDU) ou luvas é o valor cobrado pelo locador a título de direito de uso do ponto comercial. A legislação não determina valores ou correspondência percentual, sendo livre a definição do valor a ser cobrado. 99% dos shoppings cobram esse valor, em imóveis de rua pode ou não ser cobrado, dependendo do mercado local.

Comments


  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social

© 2018 by Creativeteam 

bottom of page