top of page

Dez dias para um projeto de vida


Homem decidindo pelo futuro
Um projeto importante como uma franquia merece cuidado na escolha

A lei das #franquias é a 8.955/94, bem sucinta ela define regras de convivência entre franqueadora e franqueado através da COF (Carta de Oferta de Franquia) que é particular a cada caso. Analisar com cuidado este documento pode evitar muitos dissabores futuros.

“Legalmente o pré-contrato só pode ser assinado após 10 dias da assinatura da COF”

A #lei de franquias 8955/94 determina que a carta de oferta de franquias (COF) informa todas as regras da marca incluindo direitos e deveres, finalidade e percentual dos #royalties e existência e percentual de eventual fundo de propaganda.Outros aspectos importantes informados nesse documento são penalidades, motivos para rescisão, multas e obrigatoriedade de uso de fornecedores #homologados. Enfim, todos os aspectos da relação são detalhados nesse documento.Após 10 dias da assinatura da COF candidato e franqueadora podem assinar o segundo passo desse compromisso, o pré-contrato.Muitos candidatos a franqueados no impulso de adquirir um negócio acabam não atentando para detalhes importantes, nesse momento a relação pode ser seriamente comprometida.São 10 dias para decidir avançar ou não no projeto, analise, pesquise, se necessário, procure auxilio de um especialista.

“Um contrato de #franquia é um compromisso de 5 anos, todo cuidado é pouco pois as perdas serão bilaterais”

Aqui estão algumas dicas de aproveitar ao máximo esse período:01. Leia atentamente o documento todo, verifique todos os pontos que possam torná-lo "leonino";02. Compreenda e, se necessário, procure ajuda profissional para todas as cláusulas que contem multas e penalidades;03. Indague e documente suas questões e respostas acerca de diretos e deveres do candidato e da #franqueadora;04. Compreenda o uso do #fundo de propaganda (se houver);05. Contate #franqueados (pelo menos 5 deles) e indague sobre: a. Suporte da franqueadora na definição e negociação de #ponto comercial; b. Suporte de #consultoria de campo; c. Uso do fundo de publicidade e suporte de #marketing; d. Existência de #Selo de Excelência da ABF (#Associação Brasileira de Franchising); e. Cumprimento de compromissos definidos na #COF;06. Busque informações da marca na #ABF;07. Exija demonstrações financeiras atualizadas na #COF.

“Tenha paciência, confiança é uma via de duas mãos e deve ser construída com cuidado e tempo”

Marcas novas, às vezes, tem muita ansiedade em fechar o processo rapidamente por conta de metas de #expansão, nesses casos, o processo de venda pode se tornar um tanto agressivo, não basta alterar cláusulas contratuais, tenho certeza que o cumprimento das regras é efetivo. Principalmente nesses casos vá além das historias, obtenha evidências, confiança mútua se constrói com muito mais que palavras.Importante, tome seu tempo, só assine se estiver completamente tranquilo a respeito, quando a certeza de estar fazendo a escolha certa for incontestável. Evite se impressionar pela existência ou não de estoques, todos os modelos de negócios possuem desafios e exigências de determinação e envolvimento.Não há soluções milagrosas nem grandes margens sem esforço, entenda qual papel de cada um nessa relação e certifique-se de saber todos os riscos.

Seu sucesso é proporcional a sua dedicação desde o início e durante toda vida do seu projeto.

Vamos à ação!!

Comments


  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social

© 2018 by Creativeteam 

bottom of page